Venha treinar judô no Centro Olímpico!

              jb-judo
  • *Peneiras suspensas

No Centro Olímpico, os treinamentos de judô acontecem nos dias e horários abaixo:

Iniciação – 3ª e 5ª feira – 08h30 às 09h30 e 14h30 às 15h30

Aperfeiçoamento – 2ª, 4ª e 6ª feira – 08h30 às 10h00 e 14h30 às 16h00

Treinamento – 2ª a 6ª feira – 08h30 às 10h30 e 15h30 às 17h30

<strong>Hatiro Ogawa</strong>
Hatiro OgawaSupervisor Técnico
Treinador período vespertino
<strong>Rafael Chiavinato</strong>
Rafael ChiavinatoTécnico
Treinador período vespertino
<strong>Diego Ferrante</strong>
Diego FerranteVoluntário
Auxiliar Técnico período matutino
<strong>Danilo Ferrante</strong>
Danilo FerranteVoluntário
Auxiliar Técnico período matutino

Judô  (柔道, Jūdō, caminho suave, ou caminho da suavidade) é um desporto praticado como arte marcial, fundado por Jigoro Kano em 1882. Os seus principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal.

O judo teve uma grande aceitação em todo o mundo, pois Kano conseguiu reunir a essência dos principais estilos e escolas de jiu-jutsu, arte marcial praticada pelos “bushi”, ou cavaleiros durante o período Kamakura (1185-1333), a outras artes de luta praticadas no Oriente e fundi-las numa única e básica. O judô foi considerado desporto oficial no Japão nos finais do século XIX e a polícia nipônica introduziu-o nos seus treinos. O primeiro clube judoca na Europa foi o londrino Budokway (1918).

A vestimenta utilizada nessa modalidade é o keikogi (quimono), que no judô recebe o nome de judogui e que, com o cinturão, forma o equipamento necessário à sua prática. O judogui que é composto pelo casaco (Wagui), pela calça (Shitabaki) e também pela faixa (obi), o judogui pode ser branco ou azul, ainda que o azul seja quase apenas utilizado para facilitar as arbitragens em campeonatos oficiais.

Com milhares de praticantes e federações espalhados pelo mundo, o judô se tornou um dos esportes mais praticados, representando um nicho de mercado fiel e bem definido. Não restringindo seus adeptos a homens com vigor físico e estendendo seus ensinamentos para mulheres, crianças e idosos, o judô teve um aumento significativo no número de praticantes.

Sua técnica utiliza basicamente a força e equilíbrio do oponente contra ele. Palavras ditas por mestre Kano para definir a luta: “arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual”. A vitória, ainda segundo seu mestre fundador, representa um fortalecimento espiritual.

O judô foi incluído pela primeira vez nos Jogos Olímpicos na edição de Tóquio 1964. Ausente na edição seguinte, Cidade do México 1968, a modalidade retornou quatro anos depois, sendo disputada até os dias atuais.

Disputada por categorias de acordo com o peso, a definição dos ganhadores das medalhas de ouro e prata são conhecidos após os combates em eliminação simples, seguindo o cruzamento. Duas medalhas de bronze são distribuídas no sistema de repescagem.

Fonte: Wikipedia