Venha treinar handebol no Centro Olímpico!

           
  •  Local: Centro Olímpico – End: R: Pedro de Toledo, 1651 – Em frente ao Hospital do Serv. Público Estadual.
  • Comparecer vestindo camiseta, bermuda e tênis.
  • Apresentar documento original com foto.
  • Apresentar atestado de matrícula na rede escolar pública ou particular.
  • Apresentar atestado médico autorizando a prática de exercícios físicos.
  • Para mais informações sobre as peneiras do handebol e das outras modalidades, clique aqui.

No Centro Olímpico, os treinamentos de handebol acontecem nos dias e horários abaixo:

Mirim – 3ª e 5ª feira – 14h00 as 15h30

Infantil – 2ª, 4ª e 6ª feira – 14h00 as 15h30

Cadete – 2ª, 4ª e 6ª feira – 15h30 as 17h00

Juvenil – 2ª, 3ª, 5ª e 6ª feira – 17h00 as 18h00

Turma de desenvolvimento – 3ª e 5ª feira – 15h30 às 16h30

<strong>Daniel Suàrez (Cubano)</strong>
Daniel Suàrez (Cubano)Supervisor Técnico
Técnico
<strong>Bruna Ferreira</strong>
Bruna FerreiraVoluntária
Auxiliar Técnica
<strong>Simone Novaes</strong>
Simone NovaesEstagiária
<strong>Rodrigo Imanobo</strong>
Rodrigo ImanoboEstagiário

Handebol (do inglês handball) é uma modalidade desportiva criada pelo alemãoKarl Schelenz, em 1919 — embora se baseasse em outros desportos praticados desde fins do século XIX, na Europa setentrional e no Uruguai. O jogo inicialmente era praticado na relva em um campo similar ao do futebol com dimensões entre 90m a 110m de comprimento e entre 55m a 65m de largura, a área de gol com raio de 13m, o gol com 7,32 m de largura por 2,44 m de altura (a mesma usada no futebol), e era disputado por duas equipas de onze jogadores cada, sendo a bola semelhante à usada na versão de sete jogadores. Hoje em dia a maioria dos jogadores pratica apenas o handebol de sete.

Atribui-se a invenção do handebol ao professor Karl Schelenz, da Escola Normal de Educação Física de Berlim, durante a Primeira Guerra Mundial. No início, o handebol era praticado apenas por moças e as primeiras partidas foram realizadas nos arredores de Berlim. Os campos tinham 40 x 20 m, e eram ao ar livre. Pouco depois, em campos de dimensões maiores, o desporto passou a ser praticado por homens e logo se espalhou por toda a Europa.

Em 1927, foi criada a Federação Internacional de Handebol Amador (FIHA), porém, em 1946, durante o congresso de Copenhague, os suecos oficializaram o seu handebol de salão para apenas 7 jogadores por equipe, passando a FIHA a denominar-se Federação Internacional de Handebol (FIH), e o jogo de 11 jogadores passou para segundo plano.

Em 1933 foi criada a federação alemã que, três anos depois, introduzia o handebol nos Jogos Olímpicos de Berlim. Em 1954, a FIH contava com 25 nações. No dia 26 de fevereiro de1940, foi fundada, em São Paulo, a Federação Paulista de Handebol, mas o desporto já era praticado no Brasil desde 1930. Até 1950, a sede da FIH era na Suécia. Transferiu-se no ano seguinte para a Suíça.

O handebol foi introduzido nos Jogos Olímpicos durante a edição de Berlim 1936, apenas com o torneio masculino. Após um longo período de ausência, o esporte retornou novamente em solo alemão para os Jogos Olímpicos de 1972 em Munique. O torneio feminino foi introduzido na Olimpíada de 1976 em Montreal.

Fonte: Wikipedia